domingo, 8 de dezembro de 2013

Visita ao Jardim Botânico


Visita de estudo ao Jardim Botânico

Ontem, dia 29 de maio, fomos visitar o jardim Botânico da Universidade do Porto, no âmbito do nosso projeto “Pozinhos Mágicos”.
Quando chegamos ao local, fomos recebidos pelo nosso guia que se chamava Pedro Ribeiro e era biólogo. Ele explicou-nos que antigamente aquela casa pertencia à família da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen.
À entrada vimos duas grandes tílias. A tília serve para fazer chá para acalmar.
Observamos uma árvore chamada teixo que é venenosa, mas também tem propriedades medicinais para alguns tipos de cancro. Antigamente os pastores cortavam os teixos para as ovelhas não os comerem e não morrerem. O nosso guia contou-nos uma lenda que quando alguém falecia, prendiam os cavalos que transportavam os caixões a um teixo. Eles comiam os seus ramos e morriam. As pessoas acreditavam que o teixo ficava com a alma dos cavalos.
A seguir vimos a árvore do papel ou melaleuca. Chama-se assim porque a casca do seu tronco parecia feita de folhas de papel. Esta árvore é da família dos eucaliptos.
Havia uma árvore que se chama metrosidro que tinha raízes aéreas, era originária de uma zona pantanosa da Austrália. Também era da família dos eucaliptos.
No caminho, encontramos um lago que serviu de inspiração para a escritora. Como havia uma estátua de bronze deu o nome “Rapaz de bronze” a um dos seus livros, embora a estátua fosse uma menina.
Avançamos na nossa visita e entramos noutro jardim que se chamava “Jardim do Xisto” porque o próprio chão era feito de xisto. 
Vimos alguns bambus, eram grandes! O guia falou-nos, então, do panda que é um animal que come bambu e que está em vias de extinção.
Passamos também por um espaço onde havia catos. Alguns deles pertenciam à família dos aloé como é o caso do aloé vera.
Observamos um jardim chamado Jardim dos Jotas porque havia jotas feitos de buxo.
Por último, vimos um roseiral que tinha rosas e alfazema. Era tudo muito bonito!
Foi uma visita divertida e que nos possibilitou aumentar os nossos conhecimentos!



Alunos do 3º ano (ano letivo 2012/13)





Sem comentários:

Enviar um comentário